Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comentando...2


Sociedade de consumo

Eliane F.C.Lima

Situação 1: Comprou um carro novo, comprou um som novo para o carro, comprou capas novas para o banco do carro, comprou tapetes novos para o carro, comprou pasta nova para dar brilho no carro, comprou xampu para lavar o carro, comprou uma máquina digital para fotografar o carro. Estourou o limite do cartão de crédito.

Situação 2: Comprou a camisa nova de seu time, comprou o boné de seu time, comprou a bandeira de seu time, comprou uma carteira com o escudo de seu time, comprou o chaveiro de seu time, comprou todos os jornais que mostravam a vitória de seu time. Ficou com a conta bancária negativa.

Situação 3: Pagou dez chopes na sexta-feira 5, pagou quinze chopes na sexta-feira 12, pagou treze chopes na sexta-feira 19, pagou onze chopes na sexta-feira 26. E no sábado e domingo entrou no cheque especial.

Primeiro comentário: Mas sempre dizem na mídia que mulher é que é consumista. Moral: Cada um compra quanto quer do que quer.

Segundo comentário: Mas os trechos acima podem se referir também a uma mulher. Mas todo mundo jurava que não! A construção de gênero - feminino e masculino - é isso: começa a determinar até do que uma mulher ou homem deve gostar desde o nascer. E que todo mundo ache que sabe sempre o que uma mulher ou homem gosta desde que nasce.

Nenhum comentário: